Energia Solar

A Primeira Planta de Energia Solar Flutuante do Mundo

9 julho, 2019

Em nosso blog você já deve ter lido a respeito dos painéis solares flutuantes e sobre a gigantesca usina flutuante da china, não é? Agora, vamos conhecer mais sobre o novo e grandioso projeto de usina solar da Holanda.

Ainda muito dependente de fontes de energia não renováveis, a Holanda decidiu investir pesado na geração de energia renovável. A energia fotovoltaica surgiu como uma excelente alternativa na missão de cumprir a meta de reduzir a emissão de gases poluentes  até 2050.

 

A Primeira Usina Solar Flutuante em Alto Mar

 

O primeiro grande investimento holandês em energia fotovoltaica é audacioso: trata-se de um projeto com aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de painéis solares instalados em alto mar, a 15 km do litoral de Scheveningen, em Haia.

 

Usina solar flutuante, localizada do litoral de Scheveningen, Holanda.
Exemplo de uma usina solar flutuante.
Fonte: Cennatech.

 

Vale lembrar que China e Reino unido já possuem usinas fotovoltaicas flutuantes, mas essas foram construídas em lagos e apenas para fins de pesquisa, nada que se compare ao projeto da Holanda.

A usina Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em tradução livre), levará três anos para ser concluída, tendo sua entrega prevista para 2022. Este empreendimento é fruto de uma parceria entre o governo de Amsterdã, União Europeia, centros de pesquisas da Holanda e da iniciativa privada.

Segundo o engenheiro responsável pela empresa que irá executar o projeto, Allard van Hoeken, o grande desafio é construir uma usina funcional em alto mar, com painéis e estruturas que suportem ondas enormes e que resistam às ações corrosivas da água salgada.

 

Usina solar flutuante, localizada do litoral de Scheveningen
Exemplo de uma usina solar flutuante.
Fonte: NHS Solar.

 

Mas, então, porque não investir em uma usina fotovoltaica convencional? Além da questão  do espaço disponível para a construção de uma usina desse porte, as projeções indicam que o desempenho dos painéis instalados em alto mar, será 15% maior do que os instalados em terra firme.

E, para garantir o compromisso sustentável do país, a Universidade de Utrecht convocou especialistas em ecologia marinha para estudar e monitorar os possíveis impactos ambientais da usina fotovoltaica no ecossistema da região.

 

Usina solar flutuante, Holanda
Exemplo de uma usina solar flutuante.
Fonte: Casa Abril.

 

Esse é apenas o primeiro grande empreendimento da Holanda, em geração de energia solar. Segundo estudos, o país pode gerar até 75% do total das suas necessidades energéticas, através da energia fotovoltaica. E assim, se tornar independente de combustíveis fósseis.

E, agora, após saber mais sobre esse mega empreendimento em energia solar da Holanda, o que acha de conhecer as maiores usinas fotovoltaicas do mundo? Elas estão reunidas nesse post!

 

painéis solares giratórios